Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
3



Qual o tempo de duração ideal de uma visita do ACS

Qual o tempo de duração ideal de uma visita do ACS?

 

O tempo utilizado pelo Agente Comunitário de Saúde (ACS) para a realização de uma visita domiciliar (VD) deve ser suficiente para que se consiga atingir seus objetivos. Não existe um tempo padrão indicado.

Desta forma, uma visita cujo objetivo é simplesmente avisar a um paciente que deve comparecer ao Posto de Saúde para uma consulta médica pode levar 1 minuto. Por outro lado, uma primeira visita para conhecer uma família que traz uma série de demandas à equipe de saúde, via ACS, pode durar mais de uma hora.

O mais importante para o ACS é pesar o tempo de cada VD de acordo com as necessidades individuais de cada família/pessoa visitada com a necessidade do coletivo/comunidade.

De nada adianta ficar 4 horas por dia por uma semana inteira visitando uma única família, ainda que com várias demandas, se outras famílias que também necessitam de VD não estão sendo assistidas.

Este equilíbrio deve ser sempre buscado pelo ACS e, frente a dificuldades com relação a seu alcance, sugere-se que busque seu supervisor na equipe de saúde para discutir o problema.

 

Postado em: 29/05/2019

 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: