• Currently 3.26/5

Rating: 3.3/5 (621 votos)

ONLINE
1



ACS - Acamado

 

Orientações gerais para visita domiciliar (VD) 

Perguntas necessárias a serem realizadas durante as VD

Acamado – perguntas gerais ao próprio usuário e/ou ao responsável

 

 Como está? Tem alguma queixa referente a sua saúde?;

 Apresentou febre? Tosse? (Se a respostas forem afirmativa, o ACS deverá se atentar ao tempo em dias referente a queixa, para que a informação seja repassada a equipe);

 Está se alimentando? (Se a respostas for negativa, o ACS deverá atentar ao tempo em dias referente negativa de estar se alimentando, para que a informação seja repassada a equipe. Perguntar também o motivo de não estar se alimentando);

 

Observar se o usuário faz uso de algum tipo de SONDA. Caso não identifique o ACS deverá perguntar ao usuário caso o mesmo seja lúcido e orientado. Caso não seja possível, o ACS deverá perguntar ao responsável pelo usuário;

 

 Tem alguma sonda para se alimentar?

 Tem alguma sonda para urinar?

*** Sonda Vesical de Demora (fica direto no paciente, só é trocada quando necessária e/ou de acordo com a prescrição médica – geralmente é trocado uma vez no mês); Sonda Vesical de Alívio (o próprio paciente realiza a sondagem e/ou o responsável. A utilização dessa sonda é feita ao longo do dia de acordo com a orientação da equipe que assiste o paciente conforme a particularidade apresentada pelo mesmo que demandou a utilização desse tipo de sonda);

Como nem todos os pacientes que estão com a mobilidade restrita ao leito ficam de fato deitados o dia inteiro e entendendo que alguns usuários ficam sentados na cadeira de rodas, sofás, entre outros, o ACS deverá sempre se atendar a pergunta direta ao responsável pelo usuário, se o mesmo apresenta algum tipo de ferida ou manchas vermelha pelo corpo, principalmente em regiões onde tem proeminência óssea (conforme imagem ilustrativa a seguir):

Caso o paciente tenha alguma ferida e/ou mancha vermelha no corpo o ACS deverá perguntar: Está realizando curativo? Se a resposta for negativa, deverá se informar o porquê. Se estiver realizando curativo o ACS deverá perguntar: Qual o material que está sendo utilizado para realizar o curativo? Qual a frequência da troca do curativo? O ACS deverá se atentar a esses detalhes para poder informar ao enfermeiro(a) da equipe.

Como alguns usuários que se encontram acamados podem ter associado alguma patologia (doença) o ACS deverá se atentar as particularidades referentes a cada usuário. Por exemplo: hipertensão, diabetes, entre outras. 

Lembrar que nem todo usuário acamada é idoso. Por exemplo, existe jovem que está de forma temporária acamado devido a acidente automobilístico, acidente de trabalho, entre outros. Assim como crianças, devido a particularidades e/ou ato cirúrgico que tenha sido realizado e que com isso venham a restringir a mobilidade física.

 

Postado em: 03/05/2019

 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: