Rating: 3.3/5 (538 votos)

ONLINE
2



001, codinome: CÉREBRO

001, codinome: CÉREBRO

 

Foi em 2014, que ele chegou na USF Areinha como enfermeiro. Eu como ACS já não era mais estranho estas mudanças na equipe, então encarei como mais um profissional que viria para fazer seu trabalho com a equipe. Neste tempo eu estava focada nas minhas atividades, sem interesse no social "amizade", até então realmente eram minhas colegas que faziam essa parte e eu só somava.

 

Como já deve ter observado, vou chamar este profissional enfermeiro da Estratégia Saúde da Família de cérebro, já vou digitando, todos da minha comunidade sabem bem quem é ele rsrsrs... Demorou mais de 10 meses para escrever esses ho de Casa! Vamos lá, aqui tenho muita histórias para escrever são 6 anos de convivência junto a esse profissional. Muitas histórias podem esperar. Nos 2 primeiros meses junto a ela eu era bem na minha, pois nós éramos em 9 ACS  na equipe, mais uma técnica e médico(a), o enfermeiro tinha muito o que fazer, então era ele na dele e eu na minha, mas na primeira semana já dava para ver o bom profissional e educado que ele era.

   

Quem estiver lendo este trecho pode não acreditar mas não éramos as pessoas que todos hoje nos conhece, éramos somente o enfermeiro e mais uma ACS. Hoje todos conhece esses dois profissionais de trabalho como bons colegas e amigos, resumindo doidos e que têm alegria de promover a saúde, assim o enfermeiro cérebro foi fazendo parte de bons momentos profissionais desta agente comunitária de saúde e na região de abrangência da USF de Areinha ele conquistou seu espaço, perguntava sobre meus trabalhos, dava ideias e se oferecia para ajudar, não só  na hora do trabalho como nas horas de folga entre um plantão e outro e é assim até hoje. Nestes momentos o trabalho era comigo e minha família e alguns amigos, rsrsrs.

 

Uma lembrança de 2014, já era no horário da tarde quando liguei para o enfermeiro cérebro mesmo não estando na US, pois estava em uma reunião, ele sempre tinha a fala de que se alguma de nós precisássemos era para ligar para ele, assim,  em uma visita tive a necessidade de ajuda. Estava na casa de um senhor de mais de 70 anos que passava mal ainda não tinha se alimentado pois o único alimento estava estragado nas panelas, morava sozinho mas tinha como responsável um filho que não conseguia fazer muita coisa com ele daquele jeito, não tinha medicamento e nem documento na casa, assim pedir orientação, o enfermeiro cérebro foi me auxiliando para que não deixasse este senhor, só consegui entrar em contato por telefone com o filho do senhor depois de horas de tentativas, fiquei nessa casa por mais de 4 horas até a chegada deste filho, e sempre me auxiliava no telefone o enfermeiro cérebro. No dia seguinte tudo que foi feito foi acompanhado pelo enfermeiro, foi show. Sabe aquele trabalho que tinha tudo para dar problema e no fim deu tudo certo rsrsrsrs.

 

Para você enfermeiro cérebro deixo esta frase:

 

"A SAÚDE SIGNIFICA HARMONIA E  É SÍNTESE DE TUDO QUE É BELO"  Thomas Carlyle.

 

Postado em: 18/07/2019

  

Aprecie nosso Oh de casa!:

⇒ 07/05/2019 - Fortalecendo as ações do grupo de HIPERDIA

⇒ 19/04/2019 - Todos contra um mosquito que vale por sete

 

  

 

Sou Roberta Fernandes Pereira, tenho 49 anos, sou casada, tenho três filhos, moro no bairro Vale do Sol em Viana-ES há 26 anos. Sou Agente Comunitária de Saúde há 14 anos. Minha micro-área faz parte da equipe da Unidade de Saúde do bairro Areinha. "Falar da minha profissão é difícil por sentir as emoções a flor da pele, sei dizer que gosto muito, há dificuldades sim, mas a tempos eu tenho olhado tudo como uma boa oportunidade de por em AÇÃO todo meu conhecimento e assim promover a saúde." 

Seja bem-vindo!

 

Essa página foi criada com o objetivo de destacar informações de relevância a promoção da saúde dos usuários/pacientes que utilizam os serviços da Estratégia Saúde da Família.

Contudo essa página não pretende oferecer soluções imediatistas para os dilemas da vida humana, simplesmente vai sugerir uma outra maneira de raciocinar sobre os conflitos existenciais do cotidiano comum da população. 

Vale ressaltar que essa é uma pagina sem fins lucrativos e não governamental.

 

Fique à vontade!

 

Edilon Miranda

COREN-ES 350768 - Enfermeiro

Especialista em Estratégia Saúde da Família pela UERJ


 Calendário da saúde




 Caderno do ACS


Sites dos Conselhos:


Sites Úteis: